Mais sobre Pedralva

Pedralva aqui tudo é diferente!

Existem lugares únicos no planeta, seja por sua gente, por suas paisagens naturais e arquitetônicas ou por sua energia. Em Pedralva estes três indicadores convergem numa cidade interiorana de gente simples e acolhedora, atuante no seu resgate cultural, com uma arquitetura histórica aconchegante e uma natureza exuberante, rodeada de montanhas ideais para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e turismo rural.

Pedralva possui aproximadamente 14.600 habitantes, grande parte espalhados pelos 217Km² de zona rural, tendo a topografia acidentada da Serra da Mantiqueira com altitudes que variam de 900 a 1900 metros o que confere um clima agradável durante todo ano.

A principal atividade econômica do município é a agropecuária com ênfase nos cafezais e bananais, possuindo também produção de arroz, milho e hortifrutigranjeiros, gado de leite e corte, suinocultura e produção de ovos e frangas, último se destacando a nível nacional. A produção de orgânicos se destaca regionalmente, atuando em feiras e promovendo capacitações aos produtores locais.

Localizada entre a Serra da Pedra Branca que dá nome ao município, onde de seus 1.986 metros de altitude tem-se uma visão panorâmica da região, e a Pedra do Pedrão a 1.400 metros de altitude, muito utilizada para a prática de voo livre, escaladas e caminhadas que podem compreender trechos de mata atlântica e cachoeiras.

No artesanato se sobressaem as pinturas do artista Paulinho, os bordados das Mulheres Bordando Minas, onde os motivos são o cotidiano do cultivo de café, os tapetes de tear da Art'Elis e as imagens trabalhadas das Arteiras In Box, todos componentes dos diversos artesanatos da Associação de Artesãos Pedralvenses.

Nas artes temos diversos grupos musicais de variados estilos, escritores, poetas e pintores, além de artistas cênicos. Esta característica está implícita nos eventos desenvolvidos no município, todos carregados de tradição e cultura, produzida pela própria comunidade.

Na culinária destacam-se as receitas mineiras tradicionais de pousadas domiciliares, pesqueiros e restaurantes da cidade, e os sequilhos das confeitarias, além da cachaça de boa qualidade proveniente de pequenos alambiques espalhados pela zona rural do município.

Como principais eventos temos a tradicional Festa de São Sebastião, o padroeiro da cidade que acontece em janeiro, o Carnaval, com apresentação de banda de marchinhas num ambiente descontraído e seguro, a Festa de Santo Antônio e o Rodeio em junho e a Exposição Agropecuária em agosto, com apresentação das vivências interioranas o Pedrock em julho com apresentações de bandas de rock durante três dias, a Mostra Cultural no final do ano, com diversas apresentações de artistas Pedralvenses.

Pedralva também é conhecida como a cidade dos gêmeos, em razão do grande número de famílias com irmãos gêmeos na sua constituição

Nossa missão é valorizar a cultura local e promover o cooperativismo para desenvolver o turismo sustentável em Pedralva, e como visão oferecer aos turistas uma vivência cultural única, aliada as nossas riquezas naturais. O objetivo geral é organizar a estrutura turística de Pedralva com foco nos produtos culturais e naturais para atender as demandas do mercado.

Assim Pedralva caminha em direção ao desenvolvimento turístico sustentável, priorizando o desenvolvimento humano para alcançar o sucesso. Pedralva está de braços abertos esperando sua visita!

 Panorâmicas da Cidade ( Fundo Pedra do Pedrão )

 Desafio do Pedrão 2011

Pedrock 2010